sexta-feira, 30 de julho de 2010



PROJETO “Praça do Xadrez”

1. Identificação
Nome do cursista: Fernanda de Brito Campos Guimarães
Nome da Escola: Centro Educacional 01 de Planaltina
Série: 1º anos do ensino médio Número de alunos:400
Professores envolvidos: Professores do laboratório de informática, matemática, sociologia e arte


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Os alunos chegam ao ensino médio sem muita habilidade em resolver problemas de raciocínio, sem habilidades artísticas, entre outros, então porque não trabalhar um jogo que desenvolva esses tipos de habilidades? O xadrez é um ótimo exercício para o nosso raciocínio lógico.

3. Justificativa
Criar uma praça na escola, onde os próprios alunos se comprometam em fazer um monumento de um tabuleiro de xadrez, eventos como campeonatos e exposições, e oficinas, onde os mesmos ensinam para as pessoas da comunidade escolar como se joga, fazendo com que eles se interessem e valorizem o seu trabalho.

4. Objetivo (s)
.Através do jogo de Xadrez:
.Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico;
.Desenvolver a agilidade na tomada de decisões;
.Possibilitar maior grau de concentração;
.Exercitar a habilidade de novas buscas para resolução de problemas;

5. Conteúdos
Formas Geométricas, medidas, produto cartesiano, perímetro, área, esculturas, historia do xadrez

6. Disciplinas envolvidas
Matemática, sociologia e arte

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Na coordenação dos professores das áreas interessadas, estes irão se reunir e planejar juntos de forma que se obtenha a interdisciplinariedade. Logo após levar os alunos ao laboratório de informática, para os mesmos procurarem na internet sobre a história do xadrez, como surgiu, que inventou, quais as mudanças que ocorreram da sua criação até hoje, qual sua finalidade, sua função pedagógica, sua utilização, o que significa cada peça , o tabuleiro, metragens, e principalmente as regras de como jogar, tudo com a orientação do professor, montar uma apostila, uma apresentação eletrônica e um blog do xadrez.Cada turma será responsável por uma parte da apostila.
Nas aulas de matemática o professor irá trabalhar com eles a questão da importância das medidas, formas, perímetro, área, para que o professor de arte possa construir com eles peças gigantes de argila e um tabuleiro para ornamentar a nossa praça.
O professor de sociologia deverá montar com eles uma exposição de tudo o que foi descoberto sobre o xadrez , usando um datashow para esplanação ,onde cada turma se responsabilizará por explicar sobre algumas peças do xadrez e suas regras.
Após os professores identificarem os alunos que sabem e tem facilidade em jogar, montar uma oficina, para que os mesmos ensinem os outros colegas.
Este projeto terá duração de um bimestre para sua realização e inauguração da praça que ficará a disposição da escola.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Sala de informática com seus computadores( Internet),Datashow, Blog, argila, tinta, tecidos, réguas, cola, papel, apostilas, um espaço adequado na escola para se montar a praça, entre outros.


10. Avaliação e Resultados esperados
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, seu interesse em aprender ou em ensinar, em construir a apresentação eletrônica,participação no Blog,na construção das peças e o tabuleiro da praça (sendo este dividido pelas turmas participantes do projeto), pela divulgação da inauguração da praça e o resultado esperado é que a praça seja realmente freqüentada por todos os alunos da escola e demais pessoas da comunidade escolar.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
.Os alunos programaram um evento com músicas, apresentações, teatros e um campeonato de xadrez na praça da escola para inauguração da mesma, que a partir dali possa ser utilizada nos intervalos, horários vagos e campeonatos.
.Palestra inaugural com o professor Eronaldo falando sobre a importância do xadrez;
. Inauguração da praça com a apresentação eletrônica dos próprios alunos e a divulgação do Blog do Xadrez do Centrão;
.Campeonatos, exposições e oficinas;
.Concurso para escolher o nome da praça.

Nenhum comentário: